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Meu chefe é o problema!

Muitos vendedores acabam se tornando gestores, sem necessariamente desejarem, estarem prontos ou possuírem as habilidades para esta função. Algumas empresas visualizam no profissional que possui os melhores resultados comerciais dentro da empresa, um futuro gestor. Acreditam que este consultor comercial sabe como conduzir um processo de vendas com maestria e tendo habilidade como negociador, certamente […]

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Quando a falta de planejamento faz mais estragos que o vírus!

Inegável os problemas trazidos pela pandemia. Contudo muitas empresas estão faturando e algumas mais que outras. Claro, temos a questão dos segmentos, etc… Mas o que temos visto é uma grande parte das empresas perdendo chances de vender por não terem feito de forma adequada a implementação do seu canal de vendas digital. Quando falamos […]

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A importância do Trade Marketing

As mudanças de mercado e nos processos de compra, trouxeram para os mercados tradicionais e novos canais uma realidade cada vez mais competitiva. Até pouco tempo atrás era difícil pensar algo além dos atacados, distribuidores e varejistas. Hoje vemos que estes estabeleceram uma grande concorrência entres eles com o surgimento do que podemos chamar de […]

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A importância da marca em momentos de crise

Em momentos de crise as marcas que construíram engajamento e fidelizaram seus públicos sofrem um impacto menor em seus negócios. Importante ressaltar que os resultados de um negócio não podem ser vistos apenas no curto prazo. Uma crise, por mais extensa que seja, não é eterna e assim, tanto para manutenção de suas vendas durante a […]

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Empatia ou Fuga?

Todas as empresas têm pontos fortes e pontos fracos. Todos os produtos têm bons atributos e pontos de melhoria. Negar os problemas reais que temos aos clientes não é a melhor estratégia a seguir. Entender o ponto colocado pelo cliente é diferente de aceitar todas as colocações trazidas pelo cliente. As vezes a deficiência do […]

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Marketing em tempos de Covid

Muitas empresas estão preocupadas em manter seus clientes e faturamento, mas poucas percebem que para minimizar os efeitos da crise precisam centrar seus esforços em criar, manter e ampliar sua conexão com estes clientes e outros importantes agentes da sociedade. Quando nos perguntam sobre cancelar ou manter as campanhas de comunicação a resposta que demos […]

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Minhas vendas estão caindo! E agora?

O varejo é um segmento que está sempre em desenvolvimento. A mudança na jornada da compra impõe uma dinâmica ímpar para que se ofereça uma jornada da venda adequada. Somado as mudanças comportamentais temos ainda novas tecnologias e metodologias. A gestão deve estar sempre atenta a excelência do seu processo interno e a direção com […]

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Saber vender não é o suficiente!

Uma vez em uma reunião ouvi um executivo dizer que: “se atraímos pessoas e não vendemos o problema é do Comercial, mas se não atraímos pessoas o problema é do Marketing!” Esta é uma colocação equivocada que muitos podem fazer. Existe uma grande chance de que a comunicação tenha falhado em atrair o cliente, mas […]

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Negociação

Muitas vezes os vendedores acreditam ter problemas na negociação. Consideram que os baixos índices no fechamento de vendas estão ligados diretamente a falta de técnica, facilidade ou habilidade quando negociam. Será mesmo este o problema? Sim, existe muitos profissionais de vendas que não se sentem confiantes na negociação, e acabam por se sabotar ou até […]

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Sua equipe tem a força do componente mais fraco

“Nenhuma equipe será mais forte que seu componente mais fraco.” Não me lembro onde exatamente li esta frase, mas jamais me esqueci do quanto ela me fez e me faz pensar até hoje.  Assim como em uma corrente, se colocar força nela, ela se romperá no elo mais fraco. Quando atuamos no comercial, principalmente em […]

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