quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Os dados que você possui dos seus clientes são confiáveis e te ajudam a vender mais?

O crescimento da digitalização da venda vem exigindo mudança na forma de ver e entender o consumidor. Quem atua com marketing e vendas já deve ter escutado sobre a ‘Visão 360 do cliente’. Muitas empresas estão colocando seu foco e esforços nesta direção, ou seja, ter uma visão 360 com interação Omnichannel.

O que é o Omnichannel? É a plataforma de convergência de todos os canais de vendas utilizados pela empresa, assim o cliente ou consumidor não sente a diferença entre as compras ou transações online e o offline.

Para Yby, que trabalha com a metodologia All Sales – onde a jornada da venda é pensada da comunicação sobre o produto ao pós venda, a implementação do Omnichannel é uma parte do processo essencial para obtenção de bons resultados.

Contudo, o que nós da Yby vemos no mercado é uma grande dificuldade dos profissionais de marketing e vendas em colocar na prática uma visão 360 que gere os resultados de venda esperados.

Vamos colocar alguns pontos que fazem parte do processo de análise da Yby, para juntos entendermos um pouco mais sobre a visão 360.

Como estão os dados do cliente na sua empresa? Este é um ponto importante. Os dados são a fonte de análises para os investimentos em mídia, desenvolvimento de produto, atendimento personalizado no digital e crescimento de venda. Não podemos mais falar de marketing e vendas sem olhar os dados do cliente que coletamos, como coletamos, quando coletamos, a qualidade dos dados que temos e as possibilidades de cruzamento entre eles.  Cada vez mais a venda é personalizada, saber as relações do cliente com pessoas, produtos, ambientes, comportamento, etc.. só é possível com uma base de dados planejada e cuidada.

Se sua empresa pretende investir em dados, fizemos um pequeno levantamento de como começar:

Valide a base atual – Veja qual a qualidade da base atual. Faça uma campanha usando a base que possui. O resultado desta campanha servirá como primeiro passo para ter uma base atualizada.

Valorize todos os ganhos – dificilmente sua empresa conseguirá ter uma base perfeita em pouco tempo. Então estabeleça metas pequenas e vá ajustando ponto a ponto. Ex.: cadastros válidos, endereço, etc…

Ferramentas – chega um momento que investir em ferramentas para a base de dados é obrigatório. Planilhas e multiplicidades de sistemas e ferramentas não levarão sua empresa ao resultado esperado. Converse com especialista e faça um investimento que possibilite sua permanência no mercado.

Validação de cadastro – implemente no processo de vendas a validação das informações. Esta é uma tarefa importante e deve sempre ser contemplada nas atividades do departamento.

Se sua empresa não investir em ter informações não haverá crescimento de vendas. Mesmo para manutenção do volume vendido até o momento, sua empresa precisa conhecer seu cliente e ter informações atualizadas sobre ele. Contudo este é só o primeiro passo. Os dados servirão para uma oferta assertiva dentro do e-commerce, com produtos que o consumidor esta buscando em outras plataformas ou vendas por similaridade dentro da sua plataforma, por exemplo, mas se faz necessário um planejamento que inclua estas modalidades de vendas, métricas e volumes bem definidos e uma acompanhamento diário por gestores qualificados.

Este é um assunto importante e que requer muita análise, nós da Yby temos como te apoiar em todo este processo. Que tal uma reunião para falarmos sobre o tema?

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