quarta-feira, 12 de agosto de 2020

WhatsApp como instrumento de venda na Pandemia

Você já se deu conta do quanto usa o WhatsApp em seu dia a dia?

Este hábito de usar o WhatsApp no Brasil é impressionante. Pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, mostra que 99% dos celulares no Brasil tem o aplicativo instalado. Em janeiro de 2020, o WhatsApp atingiu a marca histórica de 5 bilhões de instalações na Google Play Store. Pesquisa da Hootsuite apontam que 98% dos usuários do WhatsApp no Brasil usam o app diariamente.

Sua empresa já tem uma estratégia para se relacionar e vender por WhtasApp, na situação atual?

Desde que a pandemia começou, de pequenas empresas a bancos investiram em soluções para ampliar a utilização do WhatsApp em seu processo comercial.

Esta é uma ferramenta com muito potencial, força e alcance e deve estar contemplada nas estratégias das equipes comerciais. Principalmente quando falamos do varejo.

Muitas marcas pensam em aplicativos próprios, mas mesmo tendo várias funcionalidades especificas, os aplicativos próprios custam caro para serem desenvolvidos e acabam não atraindo os usuários pois ocupando espaço de memória nos celulares e tem pouca utilidade fora o momento da compra.

Empolgante não é mesmo? Mas é fundamental ter um plano bem definido e treinar sua equipe comercial para usar esta ferramenta que eles estão tão acostumados, mas não como um instrumento de vendas.

Separamos algumas dicas importantes para te ajudar  neste momento.

1.Levante a base de clientes cadastrada e faça o cruzamento desta base com os contatos que alguns vendedores possuem dos seus clientes.

2.Separe os clientes por grupos de interesse e defina produtos que poderão ser ofertados a cada grupo. Levando em conta sempre o histórico de compra existente.

3.Defina uma meta dia para loja, para cada vendedor e por linha ou grupo de produtos. Lembra do texto que apresentamos a importância da meta? Se você não viu ou não lembra aqui está o link: A importância da meta em tempos de crise.

4.Veja com sua equipe de tecnologia as possibilidades de integração e gerenciamento dos dados gerados nos contatos.

5.Disponibilize o seu número de WhtasApp comercial no site e nas suas redes.

6.Treine sua equipe para realizar a abordagem, aproximação, confiança e fechamento por esta ferramenta.

7.Deixe pronto material específico para esta comunicação, fotos, vídeos, etc. Assim você ganhará tempo e confiança do comprador.

8.Garanta que a mesma facilidade da venda por esta ferramenta exista no controle da entrega e atendimento ao cliente em caso de dúvidas ou problemas.

Não é apenas a ferramenta que é nova para venda em muitas empresas, mas também a forma de planejar e gerenciar este canal de venda.

Se você ainda não considerou esta ferramenta, este pode ser o momento  para  obter bons resultados com o WhtasApp

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