quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Venda no B2B durante e pós crise

Muito tem se falado nos problemas enfrentados pelo varejo com a Covid, mas o B2B vem sofrendo tanto ou mais.

Este é um momento que os gestores de vendas no B2B precisam estar atentos e presentes.

Você tem mantido contato e se envolvido em questões com outros gestores e líderes da empresa?

Estar próximo do board da empresa e de outros gestores de departamento parceiros fará toda a diferença. O distanciamento físico não deve refletir na qualidade do relacionamento e no envolvimento com as outras áreas. Este momento requer muita agilidade, equilíbrio e franqueza. Trocar com os demais líderes os pontos que estão impactando sua gestão e volume de vendas de sua equipe, é um bom caminho para perceber novas opções e forma de agir.

Quais planos e mudanças você já fez desde que a crise se intensificou?

Neste momento é importante que você não perca o foco e consiga estabelecer planos de:

Emergência – este é um plano para o agora, o que fazer e como fazer para lidar com o que acontece já. Ele precisa contemplar o maior número de variáveis possíveis para que se minimize ao máximo os efeitos negativos deste momento.

Curto prazo – algumas decisões emergenciais não se sustentarão por muito tempo. Tenha desenhado um plano para mudanças no curto prazo, com novas diretrizes, objetivos e processos que consigam dar mais sustentação ao negócio e seu volume comercializado.

Médio prazo para continuidade da crise – alguns países já passam pela segunda onda de contágio o que leva os negócios e uma realidade difícil por um tempo maior. Tenha claro quais os impactos deste acontecimento e quais as melhores decisões a serem tomadas.

Médio prazo com retomada – ao sair da pandemia, se intensificará o que já sentimos hoje e o que apontam as pesquisas, os hábitos de consumo mudarão e o impacto da crise econômica levarão as empresas a novas formas e volumes de compra. Isso significa que haverá possibilidades de novos negócios e perda de outros.

Longo prazo – este é o momento de vislumbrar possibilidades reais de ganhos futuros em seu segmento dentro da nova ordem mundial.

Toda crise no aponta novas oportunidades, assim ao preparar seus planos esteja aberto as mudanças e fatores positivos. Em um primeiro momento, podemos ver apenas a possibilidade de redução de custos em nossos planos, mas lembre-se, não é possível manter um negócio apenas reduzindo custos e preciso também olhar as oportunidades e decidir onde colocaremos esforço e dinheiro.

Fique atento a todos os relatórios de vendas, as mudanças na comercialização, estoques, prazos de entrega, remessa de material, etc… Esteja perto da equipe e dos clientes chave. Um bom gestor comercial, é aquele que está atento ao mercado e tem condições de contribuir muito para este processo.

Não apenas a sua forma de vender mudará como também os mercados que estão inseridos seus clientes. Você e seus vendedores têm acompanhado as mudanças no segmento ou no mercado de seus clientes?

Lembre-se, para o cliente sua força de venda é muito importante. Existe uma confiança que foi construída e é responsável por grande parte do volume que comercializam.

Fique atento aos processos e as pessoas, certamente eles te levarão a melhores resultados neste cenário incerto de crise.

Contato

contato@ybyconsultoria.com.br

11 95691 0126 | 41 99115 2019

Open chat
Olá, precisa de ajuda?
Powered by