quarta-feira, 15 de julho de 2020

Como gerenciar uma equipe de vendas durante uma pandemia

Um dos pontos em comum com a pandemia, é que independente do tamanho, segmento ou modelo de negócio, todos foram impactados. Para quem trabalha com atendimento, como é a venda, sentiu este impacto de forma mais efetiva, pois precisou se adaptar a um número grande de variáveis para conseguir realizar sua atividade profissional.

No início da pandemia a Yby disponibilizou para os líderes da área comercial, uma mentoria online. O propósito era aprendermos juntos, nos fortalecendo para que pudéssemos passar por este momento de forma mais serena.

Constatamos que uma das grandes aflições dos líderes era manter sua equipe de vendas engajada, unida e ativa. O vendedor é reconhecidamente a pessoa que gosta do relacionamento, da troca, do contato, etc… e agora isto tudo esta proibido. Somado a isso, muitos viram suas vendas despencarem, o que ajudava no sentimento de desanimo da equipe.

Reunimos aqui alguns pontos importantes, para trocar com você.

1 – Qual a estrutura que seu vendedor tem em casa? Mesmo que sua equipe já trabalhasse home office, sempre é possível usar a estrutura do hotel, cafés e da própria empresa. Converse com cada membro da equipe separadamente e entenda como ficou a vida em casa. Alguns não estavam preparados com uma internet de qualidade, ou equipamentos para os filhos assistirem aulas, ou ainda a casa não possui um local adequado para o trabalho. Elencado os problemas e as dificuldade ajude seu vendedor a elaborar um plano de trabalho e auxilie no que for possível para que ele tenha no mínimo o adequado para o trabalho.

2- Como será feita a gestão? Do horário de trabalho ao resultado do trabalho, tudo precisa ser acordado novamente. Redefina metas e prazos com seus vendedores e mantenha a rotina de acompanhamento. Isso fará com que a equipe não se sinta sozinha e que tenha foco nas atividades.

3 – Como ficou a comunicação com outras áreas e departamentos? Muitos possuíam apenas o ramal de um determinado departamento, incentive e garanta que a comunicação flua. Nas reuniões semanais, levante os pontos que estão pendentes de outras áreas e facilite a comunicação entre eles. Com o distanciamento, aumenta a chance de ruídos e neste momento é importante que os vendedores estejam focados em se relacionar com o mercado.

4 – Qual a familiaridade dos vendedores com tecnologia e apresentações online? Muitos vendedores não utilizam tecnologia em suas rotinas de trabalho. Conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para vídeo conferência (cada empresa opta por uma distinta) e estar preparado para fazer uma apresentação online, que possui tempos e técnicas diferentes do presencial é essencial. Muitos vendedores que não estão familiarizados com este modo e recurso, podem fugir do agendamento de reuniões para não se sentirem constrangidos com a situação.

Este momento afeta a todos mas cada um reage de uma maneira diferente.  Seja um líder disponível, empático e tenha uma abordagem dinâmica e positiva. Sua principal missão agora é manter sua equipe de vendas segura, otimista e produtiva e nós da Yby, estamos juntos para passar por este momento.

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