sábado, 6 de junho de 2020

Quando a falta de planejamento faz mais estragos que o vírus!

Inegável os problemas trazidos pela pandemia.

Contudo muitas empresas estão faturando e algumas mais que outras.

Claro, temos a questão dos segmentos, etc…

Mas o que temos visto é uma grande parte das empresas perdendo chances de vender por não terem feito de forma adequada a implementação do seu canal de vendas digital.

Quando falamos de canal de venda digital, não estamos falando de um e-commerce próprio simplesmente. Muitas são as formas de vender pelo digital. O que chama atenção é a falta de planejamento, estrutura, preparo e responsabilidade com os clientes frente a venda por meios digitais.

Como já tratamos em textos anteriores, as empresas que fizeram um bom trabalho de marca, estão passando pela pandemia de forma mais tranquila ou melhor… deveriam estar passando de forma mais tranquila, contudo, quando procuramos sem muita dificuldade encontramos erros básicos como os relatados a seguir:

Sistemas de pagamento não integrados ao sistema de vendas e/ou ao ERP da empresa, gerando problemas na conciliação dos pagamentos, levando atrasos e erros.

SAC com 0800 que não atendem a ligação de celular, negando a evidência que a grande maioria das pessoas não possuem mais telefone fixo.

Sistemas de atendimento por inteligência artificial, desatualizados e ineficientes, que abandonam o cliente sem uma resposta adequada.

Investimentos em divulgação sem o ajuste com o estoque, ofertando produtos que não tem produzidos ou capacidade de produção no tempo contratado.

Estes são alguns dos problemas, e certamente você como consumidor poderia acrescer tantos outros. O que estes problemas evidenciam? Minimamente evidenciam que as empresas entraram na venda digital sem um planejamento básico. A consequência destas experiências desastrosas vivenciadas por muitos consumidores é:

                  A exposição negativa da marca, em post e comentários dos consumidores.

                  O sentimento de desrespeito que leva o consumidor a abandonar a marca.

                  A perda de valor de marca.

                  O custo com reclamações, trocas e devoluções.

Contato

contato@ybyconsultoria.com.br

11 95691 0126 | 41 99115 2019

Open chat
Olá, precisa de ajuda?
Powered by